Sem categoria

Guia Completo da Chapada dos Veadeiros: Tudo o Que Você Precisa Saber para Planejar Sua Viagem

Planejar uma viagem para a Chapada dos Veadeiros pode parecer desafiador no início. As dúvidas surgem rapidamente: quais são os principais atrativos? Preciso reservar entradas com antecedência? Qual é a melhor cidade para me hospedar? Quantos dias são suficientes para conhecer os principais atrativos? Devo contratar um guia? Preciso de um carro 4×4? E para famílias com crianças ou bebês, surge uma preocupação extra: quais passeios são acessíveis e seguros para os pequenos?

Calma! Nesse post você vai conseguir todas essas respostas e ter uma boa base para montar o melhor roteiro dentro das suas possibilidades e preferências.

Mapa Atrativos. Fonte: http://www.guiachapadaveadeiros.com

A região da Chapada dos Veadeiros abrange sete municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João d’Aliança, Colinas do Sul, Terra Ronca, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos. O nosso preferidinho é Cavalcante, já conto para vocês os motivos.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma área de conservação federal reconhecida como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. O acesso ao parque é feito pelas portarias de São Jorge (distrito de Alto Paraíso) e Cavalcante. As visitas são controladas, e há um número limitado de pessoas por dia para proteger o ecossistema.

A área em torno do parque é composta por propriedades privadas, muitas das quais também oferecem cachoeiras, trilhas e locais para camping e hospedagem. Assim, quem visita a Chapada pode escolher explorar tanto o Parque Nacional, quanto as áreas ao redor, que possuem uma gama maior de atividades e são mais flexíveis em termos de acessibilidade.

Municípios base para explorar a Chapada dos Veadeiros

A Chapada é composta por diversos municípios que servem como base para os visitantes explorarem a região, com destaque para São João d’Aliança, que recebe o título de “Portal da Chapada”, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge. Esses quatro municípios oferecem diferentes experiências para todos os tipos de viajantes

1. São João d’Aliança – O Portal da Chapada

São João d’Aliança (SJA) é o primeiro município para quem vem de Brasília em direção à Chapada dos Veadeiros. Apesar de ser menos explorado turisticamente, a cidade oferece um grande potencial para os amantes da natureza, com diversas cachoeiras como a Cachoeira do Label (a maior do estado de Goiás) e o Complexo do Macaco. São João também é uma excelente opção para quem busca experiências mais tranquilas e contato íntimo com a natureza, já que é uma área de menor fluxo turístico.

Onde ser hospedar: Sem dúvidas a melhor opção é a Pousada Rural Chik pertinho do centro de SJA com vários chalés com áreas exclusivas para fazer aquela fogueirinha e tomar um vinho. Há também opção de camping.

Onde Comer:

2. Alto Paraíso de Goiás – O portal Místico

Alto Paraíso é a cidade mais conhecida da região e o principal ponto de apoio para os visitantes da Chapada. Repleta de pousadas, restaurantes, e um clima místico, a cidade atrai desde turistas casuais até aventureiros e espiritualistas que buscam um ambiente de reconexão com a natureza. A cidade está localizada a uma curta distância do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

3. Vila de São Jorge – A Vila Rústica

Localizada a 36 km de Alto Paraíso, a Vila de São Jorge é uma pequena comunidade conhecida por seu estilo rústico e sua proximidade do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A vila oferece uma atmosfera alternativa, com bares, restaurantes e hospedagens simples, mas acolhedoras.

4. Cavalcante – A joia escondida da Chapada

Cavalcante, nosso queridinho, é um dos municípios mais autênticos e preservados da Chapada dos Veadeiros. Longe do movimento turístico de Alto Paraíso e São Jorge, oferece uma experiência mais genuína e tranquila, ideal para quem busca imersão na natureza e cultura local. A região é famosa por suas cachoeiras exuberantes, de águas cristalinas de tom azul-turquesa, que vão muito além da famosa Santa Bárbara. Também é conhecida pela comunidade quilombola Kalunga, que mantém viva a herança histórica e cultural do local.

Cavalcante é o destino perfeito para aqueles que querem vivenciar a Chapada de forma mais reservada, aproveitando paisagens deslumbrantes e uma conexão mais íntima com a cultura e a natureza, sem abrir mão do conforto de hospedagens aconchegantes e exclusivas.

Melhor época para visitar

A Chapada pode ser visita em qualquer época do ano. Apenas tenha em mente que há duas estações bem definidas: seca (de maio a setembro) e chuvosa (de outubro a abril). Durante a seca, as trilhas ficam mais acessíveis e há menos risco de trombas d’água. As cachoeiras e poços de águas cristalinas que estão situados em Cavalcante ficam ainda mais exuberantes. No entanto, o clima do cerrado castiga bastante, faz muito calor e a humidade do ar chega a níveis de deserto, principalmente nos dois meses que antecedem a chegada das chuvas.

Já na época das chuvas, as cachoeiras estão mais volumosas, oferecendo paisagens espetaculares, mas é importante redobrar os cuidados nas trilhas.

Como chegar na Chapada dos Veadeiros

São João d’Aliança está situada a 153 km de Brasília, Alto Paraíso de Goiás a 230 km, a Vila de São Jorge a 255 km e Cavalcante a 310 km. O que a torna um destino relativamente fácil para quem está na capital federal ou nas regiões próximas, podendo ser uma viagem de fim de semana ou feriado prolongado. Existem diferentes maneiras de chegar à Chapada, dependendo do seu ponto de partida e das suas preferências de transporte.

A forma mais comum e prática de chegar à Chapada dos Veadeiros é de carro. Se você estiver partindo de Brasília, o trajeto é simples e leva cerca de 3 a 4 horas pela BR-020 e GO-118. A estrada está em boas condições na maior parte do percurso.

Há opções de ônibus saindo de Brasília para São João d’Aliança, Alto Paraíso e Cavalcante, operados por empresas locais. Ainda assim, ter um carro facilita muito o deslocamento entre as diversas atrações.

Para quem está fora de Brasília, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), que recebe voos diários de várias capitais brasileiras. De lá, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus.

Principais Atrativos por Região

A Chapada dos Veadeiros é uma área tão extensa que explorar todos os atrativos é uma tarefa difícil até para os moradores da região ou quem como eu, de Brasília, já foi pra a chapada tantas vezes que já perdeu as contas. Se é sua primeira viagem na Chapada o ideal é mesclar duas cidades bases como São Jorge ou Alto Paraíso com Cavalcante. Os atrativos de SJA irei abordar em um outro post.

1. Vale da Lua

Esse é um atrativo mais “diferentão” da chapada e um dos mais únicos do Brasil e com certeza merece destaque no seu roteiro.

Dicas para famílias com crianças ou bebês

  • Opte por atrativos com trilhas curtas e infraestrutura, como o Vale da Lua.
  • Leve mochila ergonômica para bebês e proteção contra o sol.
  • Planeje pausas frequentes para descanso.

Sustentabilidade e turismo responsável

Ajude a preservar a região:

  • Respeite as regras de visitação.
  • Leve seu lixo de volta.
  • Prefira guias e comércios locais.

Confira nosso post:

Pellentesque quis sodales tellus. Pellentesque at aliquet magna. Mauris vel nunc lobortis, imperdiet velit vel, congue massa. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae. Vestibulum pellentesque cursus risus, in ultrices odio. Morbi dui metus, fringilla quis urna vitae. Nulla lacus magna, mattis sed semper sed, tincidunt sit amet sapien. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras neque sem, congue eget iaculis eget, mollis sed lacus. Donec ante nibh, ornare ac eros at, accumsan rhoncus lectus. Praesent finibus et quam id gravida. Donec et velit id arcu commodo tristique congue ac ligula. Proin a tempus justo. In aliquet libero ac lobortis faucibus. Quisque facilisis tincidunt posuere. Aenean finibus tortor dictum nisl semper, ac sodales odio volutpat. Maecenas ultricies hendrerit nisi nec varius. Phasellus vel lectus sed mauris rhoncus tempor sit amet non risus. Aenean eu fringilla diam. Mauris iaculis facilisis sem sit amet blandit.

  • Etiam eget enim vitae elit!
  • Nam semper nulla at turpis!
  • Donec vestibulum ante at nibh!

Aliquam dignissim, nisi ac luctus blandit, ipsum est accumsan leo, a dignissim nibh ipsum ut nulla. Nam sit amet arcu ligula. Morbi sed quam et sapien faucibus pharetra ultricies ac neque. Vestibulum quis pulvinar urna. Praesent sodales purus in accumsan fermentum. Etiam euismod, neque at tincidunt auctor, magna erat tincidunt nisl, venenatis tristique arcu massa sit amet ex. Phasellus consequat placerat enim, vitae sollicitudin urna ornare at.

Be the change that you wish to see in the world.

Duis nulla purus, scelerisque a augue ut, tempus rhoncus erat. Nam massa mauris, accumsan eget fringilla sed, placerat nec mauris. Mauris blandit odio sit amet mattis ultrices. Fusce luctus porta mauris malesuada posuere. Proin sagittis pellentesque augue quis congue. Proin feugiat quam eget eleifend imperdiet. Maecenas commodo nulla et ipsum bibendum, id lacinia dolor varius. Pellentesque id orci laoreet, sollicitudin ante vitae, aliquam mauris. Praesent in turpis tortor. Integer ac lacus orci. Nulla vitae felis urna. Donec at nunc semper, efficitur felis tincidunt, finibus tortor. Pellentesque nec est eu risus suscipit vestibulum. Nulla convallis non tortor at fringilla. Maecenas at elit justo.